Estação de Alagoinhas

A ESTAÇÃO: A estação de Alagoinhas, era originalmente a estação terminal da Bahia and São Francisco Railway. Foi a última estação a ser inaugurada, em 1863. Em 1880, foi aberta, 600 metros antes, pelos construtores do Prolongamento (Alagoinhas-Juazeiro) A estação de São Francisco. Isto ocorreu 17 anos depois da abertura da linha pois foi nesse local que se decidiu colocar a saída dos trilhos para Juazeiro. O local para a nova estação era adequado para, com pouco movimento de terra, locar uma via reta de 400 m, sendo 200 m para cada lado da estação. Afinal, da estação de Alagoinhas, então ponta da linha, não seria mais possível continuar a estrada para Juazeiro: o adensamento urbano que a implantação da estação criou em 13 anos de atividade impedia que fosse feita uma estrutura para bifurcação de linhas e saída de um novo ramal ali sem grandes desapropriações; por isso a decisão por São Francisco. Com a abertura do ramal do Timbó, em 1908, como um prolongamento da linha que terminava em Alagoinhas, esta estação passou a ser a primeira do ramal. A bitola foi reduzida para um metro para acompanhar a mesma do ramal. O belo prédio original da estação de Alagoinhas foi demolido em algum instante da história, possívelmente nos anos 1930 ou 1940 e substituído por uma mais moderna, de alvenaria, e possivelmente menor em dimensões. A verdade é que, quando eu estive em Alagoinhas, em janeiro de 2004, não encontrei essa estação. Ali, segundo Alexandre Santurian, funcionaria naquele prédio um supermercado popular pertencente ao Governo do Estado da Bahia, a "Cesta do Povo".
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht; Guias Levi, edições de 1932 a 1984; Estradas de Ferro do Brazil, de Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr., 1886; Do mar da Bahia ao Rio do Sertão: Bahia and San Francisco Railway, Etelvina Rebouças Fernandes. Salvador, Secretaria da Cultura e Turismo, 2006)

Comentários